Com o avanço e a popularização de tecnologias ligadas a conectividade, a cada dia que passa mais pessoas estão se conectando, seja por meio de computadores, smartphones ou smart TVs. De acordo com um relatório da Organização Mundial do Comércio, até 2023, mais de 90% das transações serão totalmente online.

Portanto, se você é um empreendedor e ainda mantém o seu negócio offline, não se preocupe, vou te mostrar neste artigo um guia completo de como montar uma loja virtual de sucesso e garantir o futuro do seu negócio.

Números do comércio eletrônico no Brasil

O Brasil tem cerca de 116 milhões de usuários da Internet, ou seja, 64,2% da população (dados do IBGE com base no último censo de 2019). Portanto, a web agora faz parte integral de nossa vida cotidiana e representa uma imensa fonte de prospecção.

Esses internautas estão comprando cada vez mais online com um orçamento que continua crescendo ao longo dos anos. De fato, de acordo com dados da Elo, em parceria com a Ebit, foram 130 milhões de pedidos em 2019, número que tem aumentado a cada ano que passa.

Para você entender a grandeza deste mercado, de cada 10 pessoas que compraram alguma coisa no país, 7 fizeram pelo menos uma compra pela internet.

Esse crescimento continuará nos próximos anos. De fato, o mercado de comércio eletrônico ultrapassou 50 bilhões de reais em 2019 e deve ultrapassar 60 bilhões neste ano, e fechar os 100 bilhões até 2023.

Este mercado é impulsionado principalmente pelo crescimento meteórico do m-commerce, ou seja, o comércio realizado pela Internet móvel. Em 2017, cerca de 1 em cada 3 compradores usaram seu smartphone ou tablet para comprar.

Todos esses números provam que o comportamento de compra mudou e que estar presente na Web ao abrir uma loja virtual se tornou essencial para qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno.

Encomendar em casa sentado no seu sofá ou usar seu celular no transporte público economiza tempo. Portanto, hoje, para muitas empresas que já possuem uma loja física, a criação de uma loja virtual tornou-se obrigatória para atender às necessidades dos compradores.

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual ou ecommerce é uma plataforma que permite que um comerciante venda seus produtos na internet, o que se tornou uma opção muito interessante por quebrar as barreiras de localização.

O princípio é simples: um cliente acessa sua loja virtual, escolhe e adiciona produtos ao carrinho de compras e ao fechar o pedido é direcionado para uma página que oferece as opções de pagamento.

O pagamento pode ser feito totalmente online, por meio de sistemas seguros e especializados em transações digitais, como o Paypal por exemplo.

Também é possível oferecer opção para pagamento via boleto, onde o mesmo é gerado na hora e o cliente pode imprimi-lo ou utilizar o código de barras para pagar.

Graças à interface de administração da loja virtual (CMS), o comerciante pode controlar seus pedidos, gerenciar seus estoques e adicionar ou excluir produtos. Essas transações podem ser realizadas em vários dispositivos, como computadores, smartphones, tablets, etc.

As vantagens de uma loja virtual em relação à loja física

Entre os principais benefícios de uma loja virtual podemos destacar:

1 – Uma vitrine adicional para seus produtos

Uma extensão real da sua loja, um ecommerce dá mais visibilidade aos seus produtos, serviços e notícias. Ele permite que os usuários da Internet saibam que você vende online e permite que novos clientes possam conhecer sua marca, seus valores e sua localização.

2 – O desenvolvimento de uma nova clientela

Uma loja virtual expande sua área de atuação para outras regiões. Ela permite atingir públicos em todo o país, independente do estado ou cidade.

Isso te permite atender em localidades onde a concorrência é menor e direcionar seus produtos e serviços de acordo com o perfil dos clientes e características de cada região.

3 – Uma gama mais ampla de produtos

Uma das vantagens de uma loja virtual é que você tem a possibilidade de oferecer uma gama muito maior de produtos do que na sua loja física. Seu único limite será sua capacidade de armazenamento de seus produtos.

4 – Vendas 24 horas por dia – 7 dias da semana

Criar sua plataforma de comércio eletrônico permite oferecer produtos à venda a qualquer hora do dia ou da noite. E isso, incluindo feriados e fins de semana.

Um benefício para seus clientes, que não precisam mais se deslocar a sua loja física para comprar e podem fazê-lo onde e quando quiserem!

5 – Custos reduzidos para melhor ROI

Ao contrário de uma loja física, onde você tem custos com o aluguel, custos operacionais e com funcionários, os custos associados a uma loja virtual são bem reduzidos.

O retorno do investimento (ROI) é imbatível: os custos de transação são mais baixos e os intermediários são poucos, para que você possa praticar preços mais atraentes.

Montar uma loja virtual não é muito caro, exige um baixo capital e as ações para colocá-la para funcionar são bem simples, fora o fato de que seu retorno vem em pouco tempo.

6 – Um espaço para falar com seus clientes!

Uma loja virtual permite que você colete as opiniões de seus clientes, uma boa maneira de destacar seus pontos fortes… e seus pontos fracos.

Isso te ajudará a concentrar seus esforços para ser ainda mais eficiente – e sem a necessidade de investir em uma cara pesquisa de satisfação.

Além disso, graças aos dados coletados via vendas online (endereços de email, endereços postais, números de telefone, perfis completos etc.), você conhecerá melhor seus clientes e poderá melhorar suas ofertas, com base na jornada de compra ou nos produtos que eles compraram!

Agora que você viu a importância e os principais benefícios de ter um negócio online, vamos conferir um passo a passo de como montar uma loja virtual Profissional, confira.

Como fazer uma pesquisa de mercado e escolher um nicho lucrativo

Decidir o que você venderá pode ser a escolha mais importante para sua loja online. Os produtos que você oferece impactarão todas as decisões de negócios que você vai tomar, determinarão a identidade da sua marca e moldarão seu mercado-alvo. Em outras palavras, tomar uma decisão inteligente pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

A solução para esse problema é encontrar um nicho para focar. As quatro etapas a seguir ajudarão você a iniciar esse processo.

1 – Considere suas paixões e seus interesses

Uma maneira útil de começar a pensar em seu nicho é pensar em seus interesses e paixões existentes. Pense nos produtos que você mais gosta de usar agora, nos seus hobbies e em como você gasta seu tempo livre. É muito mais difícil vender algo que você não gosta ou não entende. Portanto, é útil focar nos produtos que mais lhe interessam.

Algumas das perguntas que você pode fazer neste momento incluem:

  • Quais os assuntos e temas você gosta de estudar e aprender?
  • O que você gosta de fazer com o seu tempo livre?
  • Quais grupos, redes, clubes ou organizações você pertence?
  • Em quais áreas você tem habilidades ou conhecimentos especializados?

Por exemplo, se você gosta de atividades ao ar livre e gosta de caminhar e acampar com frequência, pode ser uma boa ideia montar uma loja especializada em roupas e suprimentos para atividades ao ar livre. Você será capaz de alavancar seu conhecimento e paixão para agregar mais valor ao público-alvo desse tipo de produto.

2 – Pesquise nichos de comércio eletrônico em potencial

Como mencionamos anteriormente, ter um nicho claro pode ajudá-lo a direcionar seu marketing com mais eficiência.

Se você ainda não tem um nicho específico em mente, também vale a pena pesquisar quais mercados representam investimentos atraentes. A ferramenta “Google Shopping Insights” pode ser muito valiosa nesta etapa. Ela permite procurar nichos específicos e comparar as diferenças entre eles.

3 – Identifique um problema que você pode resolver para o seu mercado-alvo

Algumas das maiores lojas online descobriram seu nicho porque encontraram um problema que precisava ser corrigido. Após definir um potencial nicho, você precisa definir quais produtos atenderão melhor às suas necessidades.

4 – Pesquise seus concorrentes e descubra como você pode melhorar seu nicho

Seja qual for a especificidade do seu nicho, você provavelmente terá pelo menos alguma competição. Obviamente, nem tudo é ruim e isso somente prova que o seu nicho tem um grande potencial e pode ser bem lucrativo.

No entanto, você terá que se perguntar como deseja se destacar da multidão. Seu objetivo aqui é basicamente encontrar um “nicho no seu nicho”.

Depois de descobrir como você pode fazer o que seus concorrentes estão fazendo, faça um pouco melhor, desta forma, você estará bem posicionado para começar a atrair clientes do seu jeito.

A parte burocrática para montar uma loja virtual

Uma loja virtual, independente do seu tamanho e assim como qualquer negócio, também necessita de alguns trâmites burocráticos, mas nada muito complicado. Embora não seja obrigatório possuir um CNPJ para realizar vendas através da internet, é importante já começar de maneira profissional. Para isso, o ideal é montar sua loja virtual como pessoa jurídica.

Inicialmente você pode optar por:

  • Iniciar sua loja virtual como Micro Empreendedor Individual (MEI);  este permite que você tenha um faturamento anual de até 81 mil reais e a empresa pode ser aberta de graça pela internet diretamente no Portal do Empreendedor.
  • Ou poderá optar pelo Simples Nacional, que permite ter um faturamento um pouco maior. Este pode chegar até 3 milhões e 600 mil reais. Neste caso, precisará da ajuda de um profissional em contabilidade. Os custos para abertura de uma empresa no Simples Nacional variam entre 600 e 1.200 reais.

Independente da sua escolha, você pagará alguns tributos:  o ICMS para venda de produtos e o ISS para prestação de serviços.

Obrigações de sua loja virtual

Para um maior controle do Comércio eletrônico no Brasil, em 2013 passou a vigorar o Decreto de lei nº 7.962, que determina alguns pontos que todo ecommerce deve seguir, e entre os principais podemos destacar:

  1. Disponibilizar aos usuários as principais informações de contato da empresa, como o endereço físico ou eletrônico, CNPJ, Razão Social, Telefone e e-mail comercial;
  • Ter uma página específica para “Termos de Uso“, que deixe claro ao usuário as regras e funcionamento da loja virtual;
  • Incluir uma página para “Política de Privacidade“, que deixe claro ao usuário quais as informações serão coletadas e como estas serão utilizadas;
  • Uma página específica sobre “Prazos e Entregas“, que deixe claro ao cliente qual o prazo e como receber os produtos ou serviços adquiridos. Para a entrega de produtos físicos é necessário enviar um e-mail ao comprador contendo os dados específicos do transporte, como por exemplo o código de rastreamento do pedido e a previsão de entrega;
  • Ter uma página específica para “Contato“, um canal direto de comunicação entre o cliente e sua loja virtual, que pode ser feito tanto através de um e-mail ou chat;
  • Instalação de um Certificado de criptografia SSL para a segurança dos dados enquanto o cliente insere suas informações pessoais e de pagamento;
  • Ter uma página de checkout que mostra ao usuário um resumo detalhado de todas as informações sobre o produto ou serviço adquirido, como preço, descrição do produto e formas de pagamento.

Além de ser uma exigência, é importante ter uma boa estratégia de pós vendas.

Como escolher os fornecedores

O crescimento do seu negócio depende do fornecedor que você escolheu. Os critérios para verificar:

  • O preço: além do preço, compare a relação custo / benefício, incluindo também custos ocultos, como custos de transporte, custos específicos de produtos importados, etc;
  • Condições de compra e meios de pagamento;
  • Prazos de entrega e reparo, etc;
  • Os serviços oferecidos: existe um serviço pós-venda? Existe assistência técnica? Ferramentas de ajuda de vendas?
  • A saúde financeira da empresa: os resultados financeiros permitem que você veja seu fornecedor como um parceiro de longo prazo?
  • Certificações: a empresa possui selos de qualidade? Conformidade com cartas, normas, regras, etc.

Também é necessário levar em consideração o respeito de certas regras éticas e ambientais que podem ter efeitos positivos sobre a imagem da sua empresa, mas também provam ser muito prejudiciais em caso de não conformidade.

De fato, aos olhos de seus clientes, você está vinculado a seus fornecedores. Se seus fornecedores não respeitarem as regras básicas (por exemplo, sobre trabalho infantil), isso poderá danificar seriamente e permanentemente sua imagem.

Como escolher e comprar um domínio

Um domínio é o nome de sua empresa na internet, por exemplo: “sualoja.com” ou “sualoja.com.br”. É através dele que seus clientes terão acesso a sua loja virtual para efetivar suas compras.

Para escolher um bom domínio é necessário verificar a disponibilidade do mesmo e se este se encaixa à sua marca e ao nome de sua empresa.

O ideal é que o nome do domínio seja o mesmo de seu negócio, por exemplo: “cocacola.com”, “sbt.com.br” ou no caso de nosso site: “estantedosnegocios.com.br”.

Para adquirir um domínio com final .com.br, basta acessar o site  registro.br. Esse é o órgão responsável pelo registro de todos os domínios com final .com.br no Brasil. O custo atual para o registro de um domínio na plataforma é de 40 reais.

Existem várias plataformas que também possibilitam o registro de um domínio com o final .com.br, no entanto, os preços podem ser maiores.  Essas mesmas plataformas, também oferecem o registro de domínios dos mais variados tipos como .com, .net, .blog, .loja, .info, entre outros.

É possível encontrar bons descontos que em alguns casos chegam a 70%, mas na média, um domínio .com custa entre 30 e 40 reais o registro anual. Entre algumas boas plataformas para a compra de um domínio estão:

  • Godaddy
  • Hostgator
  • Uolhost
  • Superdomínios
  • Hostinger
  • Locaweb
  • Kinghost

Como escolher uma boa hospedagem

Agora que você registrou o domínio, chegou a hora de colocar a sua loja virtual online. Para isso, você precisará de uma boa empresa de hospedagem de sites.

Por uma pequena quantia mensal, esta empresa vai manter o seu site online 24 horas por dia e garantir que ela seja encontrada sempre que um de seus clientes acessá-la. 

Hospedagem de sites é como operadora de telefonia, até hoje não existe um consenso sobre qual é a melhor, o ideal é optar por uma empresa que possua planos que possam se encaixar às necessidades do seu negócio.

Antes de contratar uma empresa de hospedagem, você deve levar em consideração alguns pontos importantes, como:

  • Largura de banda (quanto maior melhor);
  • Taxa de transferência (quanto maior melhor);
  • Armazenamento (quanto maior melhor);
  • Se a mesma oferece contas de e-mails ilimitados;
  • Painel de controle Cpanel (será por ele que poderá administrar sempre que desejar, tudo o que acontece na sua hospedagem);
  • Certificado SSL (a maioria já oferece este serviço gratuitamente).

Estas são as funções básicas para montar uma loja virtual profissional.  Com o crescimento de seu negócio é possível migrar para um plano maior e mais potente. Existem hoje milhares de boas plataformas de hospedagem na internet, por experiência dos usuários, irei citar algumas:

  • Hostgator
  • Locaweb
  • Hostinger
  • UOL HOST
  • E-consulters
  • Godaddy
  • King host
  • Blue host
  • Hostmídia

Vale a pena lembrar que cada plataforma listada acima possui seus próprios planos de hospedagem, e os valores podem variar de acordo com as ferramentas e os recursos oferecidos em cada plano. Mas para iniciar seu negócio online comece pelo mais básico, neste caso os planos variam entre 20 e 50 reais mensais.

Melhores plataformas para lojas virtuais

Bom, agora chegou a hora de escolher uma boa plataforma para montar e estruturar sua loja virtual.  Assim como as empresas de hospedagem de sites, também é um desafio escolher uma boa plataforma para iniciar um e-commerce. 

Para não ficar muito extenso ou complicado, indicarei abaixo apenas as mais utilizadas pelo comércio eletrônico no Brasil, são elas:

  • Shopify
  • WooCommerce
  • Magento
  • PrestaShop
  • AbanteCart
  • osCommerce
  • OpenCar
  • Open Real Estate
  • CubeCart

Como escolher formas de pagamento

Com o avanço das vendas online, todos os anos surgem dezenas de boas plataformas para o processamento de pagamentos em lojas virtuais, cada uma com suas taxas e recursos diferentes. Entre as principais podemos destacar o PayPal, PagSeguro e o Mercado Pago.

Todas oferecem várias opções de recebimentos como: boleto bancário, cartões de crédito, cartões de débito, débito automático, transferência bancária, entre outras.

Estratégias de marketing

Ao montar sua loja virtual você precisará divulgá-la para que mais clientes sejam atraídos até ela e é nesta hora que entra o marketing digital.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que permite explorar todas as plataformas online para alcançar o cliente certo e trazê-lo até o seu produto ou serviço. Algumas boas estratégias para se iniciar são:

Conteúdo – crie um blog em sua loja virtual e ofereça bons conteúdos relacionados ao seu nicho, desta forma manterá seus clientes sempre por perto.

Email marketing – crie um funil de vendas e comece a criar sua própria lista de e-mails. Através do email marketing é possível ter um contato direto com cada cliente em diferentes épocas do ano.

Facebook – as mídias sociais fazem parte da vida de todo mundo hoje, assim crie uma página profissional para sua empresa no Facebook e comece a fazer postagens regulares de tudo que acontece no seu negócio, desde promoções aos novos conteúdos publicados em seu blog.

Instagram – crie uma rotina de postagens regulares no Instagram e atraia seus clientes com belas imagens de seus produtos, experiências de outros clientes, dicas, imagens casuais, vídeos e materiais informativos que promovam a interação com seu público alvo.

Youtube – o Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, comece a postar vídeos, comerciais, dicas, tutoriais, tira dúvidas, material informativo toda semana.

Whatsapp – esta é sem dúvidas uma das melhores ferramentas para atrair, conversar, oferecer um bom atendimento e suporte aos seus clientes. Portanto, disponibilize um número exclusivo para atender seus clientes via Whatsapp.  

Investimento total

Existe uma série de fatores que podem determinar o valor total do investimento para iniciar o negócio online, mas, vale a pena lembrar que uma loja virtual se trata de um negócio como qualquer outro, necessitando de algum recurso financeiro e capital de giro para continuar funcionando.

O seu capital inicial vai depender do tipo de atividade ou nicho que escolheu. Entretanto, com uns 3 a 5 mil reais é possível colocar no ar uma loja virtual profissional, que de início irá atender perfeitamente às necessidades de seu negócio.

O importante nesta fase é colocar um negócio para funcionar, e posteriormente, com mais recursos disponíveis, investir um pouco mais em infraestrutura e ferramentas.

Ainda existem alguns pontos importantes que poderiam ter sido abordados neste post, mas busquei destacar os principais para que você possa a partir de agora, montar a sua loja virtual e já iniciar suas vendas.

Espero que este conteúdo possa ter sido útil, comente abaixo o que você achou.

Abraços!

APRENDA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET TRABALHANDO EM CASA.

APRENDA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET TRABALHANDO EM CASA.

11 formas comprovadas em 2020.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Augusto Ferreira
Augusto Ferreira

Engenheiro Eletricista e empreendedor digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.