
Para criar um negócio de sucesso não basta ter uma boa propaganda ou um produto que seja incrível se você não saber como engajar as pessoas a ele.
Um dos melhores recursos de marketing é levar o seu público a perceber que precisa daquilo que você vende, chegando a essa conclusão por meio de seus sentimentos.
A arte do Storytelling é exatamente isso. É fazer com que as pessoas se conectem não apenas por suas razões, mas também por suas emoções, trazendo sentimento e empatia para o que se vende. Sendo uma arte que ajudará qualquer um que queira ascender no mundo das vendas, neste artigo irei falar sobre Storytelling e como conectar sua audiência naquilo que você deseja. Boa leitura!
Antes de tudo, o que seria Storytelling?
Traduzindo ao pé da letra, Storytelling significa “contar histórias”.
Uma boa história não pode ser contada sem uma preparação ou de improviso. É preciso que tenha um bom enredo para atrair a atenção da plateia, gerar engajamento e sentimento. Com a capacidade de comover e emocionar, o Storytelling é uma ferramenta muito usada nas técnicas de venda, já que através dele se cria laços entre clientes e vendedores.
Por que funciona?
Cada etapa da história é criada para prender a atenção e manter o público-alvo atento a aquilo que você deseja passar.
Por se conectar tão profundamente com o desejo das pessoas, o Storytelling se torna uma técnica muito versátil para garantir um aumento de vendas e uma maior taxa de retenção de clientes, não apenas pela qualidade do produto, mas também pela empatia que o consumidor sente.
E como o Storytelling ajuda no engajamento do público?
Por ser uma ferramenta que conecta sentimentalmente as pessoas a um negócio, o Storytelling fidelizará clientes e criará laços entre eles e sua empresa.
Existem algumas características, ou dicas, para se criar uma história que cativará verdadeiramente o público. Estas são:
- Compreender a visão do interlocutor, entender e conhecer o público ao qual você dirige seus produtos para que o protagonista de sua história tenha a mesma afeição.
- Escolher um ambiente para a história, uma vez que você precisa saber onde encontraria o público ouvinte da mesma.
- Desenvolver um conflito embasado em sua experiência, descrevendo o problema de forma clara.
- Transmitir uma mensagem de maneira inesquecível, ligada diretamente a solução do problema. A audiência precisa passar por uma alteração após ouvir a história, para assim, sentir-se tocada.
Seguindo estes passos, você será capaz de criar uma história chamativa e cativante para seu público.
Entretanto, vale ressaltar que isto não é uma mágica ou uma fórmula infalível. Um Storytelling bem feito tem a capacidade de gerar transformação na mente dos ouvintes, mas precisa de dedicação para ser feito com maestria.

Uma ferramenta importante
Agora, como o Storytelling pode ajudar nas vendas e ser uma ferramenta de negócios?
Uma história bem feita cativa, emociona e, no mundo dos negócios, pode gerar brand awareness e otimizar suas vendas.
Existem algumas maneiras de se fazer isto:
Marketing de Conteúdo
Usando técnicas de narrativa é possível envolver o seu público ao fazer a apresentação do seu produto ou serviço no formato de uma história, modelando-o da maneira que você deseja que ele chegue ao seu cliente final.
Você pode contar toda a história pela qual esse produto passou e enfatizar as soluções que ele trouxe, não se esquecendo das características importantes de um bom Storytelling (protagonista, ambiente, conflito e mensagem). Mesmo que você não conte propriamente uma história, seu texto precisa ter começo, meio e fim.
E-mail Marketing
Neste, seu campo de abrangência é maior que o anterior. Aqui há espaço para, além de criatividade, formar a história ideal para que o cliente crie empatia não pelo produto, mas pela marca e empresa por detrás dele.
Uma ideia interessante é que, além da história proposta, alguém de influência e cargo elevado dentro da empresa assine o final do e-mail. Isto proporciona credibilidade e faz com que o cliente sinta que além de verdadeira, você se deu o trabalho de realmente escrever aquilo a ele. Essa sensação de sentir-se único, o tratando como parte vital de seu negócio, aumentará as chances do mesmo se fidelizar.
Branding
Nesta abordagem, a pergunta que se faz normalmente é:
“Qual história a sua empresa conta para o mercado que ela atua?”
Ao encararmos esta frase, não nos referimos aos valores culturais ou históricos que seu negócio aparenta.
Nos referimos a pergunta que, se sua empresa deixasse de existir, qual falta ela faria para seus clientes?
Pense sobre o que você realmente oferece ao cliente. Não apenas no produto em si, mas também no valor agregado a este.
Reflita sobre os valores que você realmente quer transmitir. Algo que faça com que o cliente, quando pense em você, se lembre daquilo. Pois, quando ele remete algo a essência da sua empresa, ele se sentirá uma verdadeira peça-chave de seus negócios.
Uma aproximação eficaz
A arte de contar histórias vai muito além de um simples meio de comunicação e divulgação, ela atrai, conquista e cativa as pessoas.
Ter um recurso tão valioso quanto este em seu negócio pode significar a porta para o sucesso grandioso que o espera. Ou, caso falhe, pode vir a gerar diversos problemas.
As pessoas gostam de sentir que possuem conexão com as coisas, e saber mostrar que você pode gerar conexão com elas é essencial para ser bem-sucedido no mundo dos negócios.
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